No caminho com gratidão - Casa Fraternidade de Jesus

22 de abril de 2020

No caminho com gratidão



Quero apenas expressar minha gratidão à criação e divulgação do "Programa dos 12 Passos".

Alguns dias depois de me mudar para a comunidade terapêutica, me apresentaram esse "modelo terapêutico", em forma de livro. Era uma versão carregada com uma determinada visão religiosa, e isso me afastou durante algum tempo do assunto. É que eu, pessoalmente, embora me sinta desde pequeno inclinado à religiosidade, e seja católico batizado, não sou desta ou daquela religião; considero isso meu arbítrio.

Mais tarde, teve início uma série de reuniões para conversarmos sobre os 12 Passos. Eu não conseguia me identificar com a coisa toda. Me parecia tudo muito esquemático, uma nova fórmula, uma receita de remédio que eu não precisava seguir; afinal, outras receitas milagrosas não atinham funcionado, essa era mais uma.

Posso dizer que foi só quando levei a sério o 4o Passo — e me dispus a iniciar um inventário pessoal — que constatei a importância desse modelo de ação para minha vida. Esta coluna "No Caminho" é um dos resultados da prática dos 12 passos sugeridos, no meu caminho de libertação do abuso de drogas. Não é, de forma alguma, um aconselhamento. Escrevo esta coluna para ajudar a mim mesmo.

Os 12 Passos não são uma teoria, são sugestões de ação, uma maneira de lidar com nossa vida, com nosso passado, nosso futuro e, especialmente, nosso presente.


Uma cena do filme para a TV "My Name is Bill W." mostra o encontro entre Bill W. e Dr. Bob, os criadores de Alcoólicos Anônimos. O program dos 12 Passos é a ferramenta básica usada por essa Irmandade. É uma ferramenta de utilidade universal, não serve apenas para trabalhar o alcoolismo e a dependência química, serve para trabalhar o caráter.


Usar qualquer ferramenta exige estudo, dedicação e prática. Sou um aprendiz nesse caminho. Sugiro, a quem se interessar, a leitura deste texto: "Na Trilha dos 12 Passos", do psicólogo Pablo Kurlander, que pode ser lido AQUI, para conhecer mais sobre esse assunto.

* * *
por E. M.

    As informações, pontos de vista e conteúdos desta coluna são de inteira responsabilidade de seu autor, não refletindo, necessariamente, os princípios, procedimentos e conhecimentos terapêuticos que norteiam a instituição Casa Fraternidade de Jesus e seus profissionais. Correções e enriquecimentos são bem-vindos.